TOMADA FORÇA EATON/CLARK

SÉRIE: Reforçada
ACIONAMENTO: Pneumático
MONTAGEM: Lateral Direita
TORQUE: 350 NM
ROTAÇÃO DE SAÍDA A 1000 RPM DO MOTOR: Consultar Transmissão
RELAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO: 1:1
TIPO DE ACOPLAMENTO: Acoplamento SAE A ou B c/ eixo 7/8″ 13Z ou 1″ chavetado / Cardan 1″ chavetado
SENTIDO DE GIRO: Anti-horário
TRANSMISSÕES APLICÁVEIS: FS 2305 | FS 4005/4205 | FS 5005/5205 | FS 6005/6105/6205/6305 | FSO 4305/4405 | FS 6209/8209/FT 0909B | FS 5106/5306/6006/6206 A/B | FS 5406/6306/FT 0906/FT 0706C | CL 280/285/282 | CL 551 | CL 450/455 | CL 3905 | CL 2615 | CL 457

**  CONSULTE-NOS SOBRE OUTRAS MARCAS E MODELOS


Descrição

Tomada de Força Eaton/Clark – O que é:

A Tomada de Força Eaton/Clark, usualmente abreviada para PTO (Power TakeOff) é um componente mecânico que exerce a função de propulsão em diversos equipamentos agrícolas e de transporte. Esse item é encontrado em máquinas agrícolas, caminhões Munck, Vácuo, Pipa, RollOn RollOff, Poli guindastes, guinchos, dentre outras aplicações.

Tomada de Força Eaton/Clark – Para que serve:

A tomada de força é um elemento indispensável em caminhões rodoviários, pois é ela que transfere parte da potência do motor para a movimentação do implemento. Esta peça contribui de forma significativa para a eficiência operacional do equipamento hidráulico, o que, consequentemente, aumenta a produtividade. Assim, a tomada de força desempenha a função de transformar energia mecânica em energia hidráulica, sendo um elemento central para o circuito hidráulico.

Abaixo, alguns modelos:

Tipos de Tomada de Força:

Existem diversos tipos de Tomada de Força para veículos.

Pneumática:

O modelo pneumático é acionado por ar do próprio caminhão através de uma válvula, que deve ser instalada dentro da cabine.

Acionamento Mecânico: 

O acionamento mecânico é feito por cabo instalado no interior do veículo, comumente usado em veículos que não possuem freios à ar.

À vácuo:

Aqueles que não possuem compressor de ar podem optar pelo modelo à vácuo, que também é acionado por uma válvula instalada dentro da cabine.

Elétrica:

Por fim, o modelo de Tomada de Força Elétrico é acionado por meio de um pequeno motor elétrico, que possui movimentos internamente sincronizados e um sistema de fácil sincronização, ideal para caixas automáticas.

Como identificar e escolher sua Tomada de Forma?

Identificar e escolher o modelo adequado é muito importante!

Passo 1.
Identificar a marca e modelo do câmbio através da plaqueta que estará na lateral ou na parte superior do câmbio. 
.

Passo 2.
Identificar qual será o implemento onde a tomada será instalada (Guincho, Munck, Cesto Aéreo, Roll-on, Poli guindaste, etc.)

Passo 3.
Verificar se a tomada é Acoplada
, onde a bomba hidráulica é fixada diretamente na tomada ou Cardan onde os eixos da tomada e bomba são ligados através de conjunto formado por cardans e barras.   

Passo 4.
Verificar se o acionamento será via cabo
, pneumática, vácuo ou elétrico.

Passo 5.
Posição:

  1. Lateral ==> fixada na lateral do câmbio podendo ser do lado esquerdo (lado motorista) ou direito (lado passageiro) 
  2. Traseira ==>  fixada na traseira do câmbio 
  3. Inferior ==> fixada na parte inferior do câmbio 

Passo 6.
Se utilizará tomada multiplicada ou simples, onde: 

  • Multiplicada ==> A engrenagem da tomada é acoplada diretamente no câmbio, o acionamento é feito através de uma engrenagem secundária. 
  • Simples ==> A engrenagem da tomada é acoplada à engrenagem do câmbio e movimenta diretamente o eixo de saída. 

 

Ainda têm dúvidas?
Fale com um de nossos Consultores Especialistas!

Marca

Eaton