TOMADA DE FORÇA EATON CLARK

SÉRIE: Multiplicada
ACIONAMENTO: Pneumático ou cabo
MONTAGEM: Lateral direita ou esquerda
TORQUE: 350 NM
ROTAÇÃO DE SAÍDA A 1000 RPM DO MOTOR: Consultar Transmissão
RELAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO: 1:1,10 / 1:1,35 / 1:1,66
TIPO DE ACOPLAMENTO: Acoplamento SAE A ou SAE B com eixo 7/8″ 13Z ou 1″ chavetado / Cardan 1″ chavetado / Cônico
SENTIDO DE GIRO: Horário
TRANSMISSÕES APLICÁVEIS: FS 2305 | FS 4005/4205 | FS 5005/5205 | FS 5106/5206/5306/6206 | FS 6005/6105/6205 | FSO 4305/4405 | FS 6209/8209 | FSO 2405 | FS 5406/6306 | FT 0906/FT 0706C | CL 280/285/282 | CL 551 | CL 450/455 | CL 3905 | CL 2615

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Descrição

Tomada Força Eaton Clark – O que é:

A Tomada de Força Eaton / Clark, tratada como PTO (Power TakeOff) na linguagem corrente, é um acessório muito importante para máquinas agrícolas e caminhões Munck, Vácuo, Pipa, RollOn RollOff, Poli guindastes, guincho, entre outros. Esta peça de motorização é responsável por transformar a energia mecânica em outros formatos de energia, como elétrica, hidráulica, entre outros. Dessa forma, possibilita o funcionamento de diversos tipos de equipamentos que podem ser acoplados ao veículo ou máquina.

Tomada Força Eaton Clark – Para que serve:

A tomada de força é um equipamento indispensável para caminhões rodoviários, pois é ela quem assegura a passagem de parte da potência do motor para o equipamento acoplado, proporcionando maior produtividade durante a operação.

Dessa forma, a Tomada de Força atua como um importante elemento do circuito hidráulico, garantindo a conversão de energia mecânica em hidráulica. Otimizando, assim, o desempenho do equipamento.

Abaixo, alguns modelos:

Tipos de Tomada de Força

Pneumática:

Neste sistema, o veículo é acionado através de ar comprimido, acompanhado por uma válvula pneumática instalada na cabine.

Acionamento Mecânico:

Este modelo é acionado por cabo instalado no interior do veículo, usadas em veículos sem freios à ar.

À vácuo:

Como alternativa para os veículos que não possuem compressor de ar, a tomada de força à vácuo tem um sistema parecido com a tomada pneumática, com acionamento através de uma válvula na cabine.

Elétrica:

Neste sistema, um pequeno motor elétrico é encarregado da rotação do pistão de acionamento, sincronizado internamente e acionando a tomada de força. Estas tomadas incorporam um sistema de sincronização fácil, ideal para caixas automáticas e veículos que não possuem sistema de freio a ar.

 

Como identificar e escolher sua Tomada de Forma?

Identificar e escolher o modelo adequado é muito importante!

Passo 1.
Identificar a marca e modelo do câmbio através da plaqueta que estará na lateral ou na parte superior do câmbio. 
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Passo 2.
Identificar qual será o implemento onde a tomada será instalada (Guincho, Munck, Cesto Aéreo, Roll-on, Poli guindaste, etc.)

Passo 3.
Verificar se a tomada é Acoplada
, onde a bomba hidráulica é fixada diretamente na tomada ou Cardan onde os eixos da tomada e bomba são ligados através de conjunto formado por cardans e barras.   

Passo 4.
Verificar se o acionamento será via cabo
, pneumática, vácuo ou elétrico.

Passo 5.
Posição:

  1. Lateral ==> fixada na lateral do câmbio podendo ser do lado esquerdo (lado motorista) ou direito (lado passageiro) 
  2. Traseira ==>  fixada na traseira do câmbio 
  3. Inferior ==> fixada na parte inferior do câmbio 

Passo 6.
Se utilizará tomada multiplicada ou simples, onde: 

  • Multiplicada ==> A engrenagem da tomada é acoplada diretamente no câmbio, o acionamento é feito através de uma engrenagem secundária. 
  • Simples ==> A engrenagem da tomada é acoplada à engrenagem do câmbio e movimenta diretamente o eixo de saída. 

 

Ainda têm dúvidas sobre a Tomada Força Eaton Clark?

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Marca

Eaton