TOMADA DE FORÇA LATERAL ZF

SÉRIE: Multiplicada
ACIONAMENTO: Pneumático ou Cabo
MONTAGEM: Lateral direita ou traseira
TORQUE: 350 NM
ROTAÇÃO DE SAÍDA A 1000 RPM DO MOTOR: 1009 RPM
RELAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO: 1:1,10 / 1:1,35 / 1:1,66
TIPO DE ACOPLAMENTO: Acoplamento SAE A ou SAE B eixo 7/8″ 13Z / Cardan 1″ chavetado ou cônico
SENTIDO DE GIRO: Horário
TRANSMISSÕES APLICÁVEIS: S5 42 | S5 420

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Descrição

Tomada de Força – O que é:

A Tomada de Força (TdF, sigla PTO Power TakeOff) é um eixo propulsor comumente utilizado em veículos como máquinas agrícolas, caminhões Munck, Vácuo, Pipa, RollOn RollOff, Poli guindastes, guincho, entre outros. Sua função é transferir parte da potência do motor para a movimentação do implemento.

Tomada de Força – Para que serve:

Em caminhões rodoviários, a Tomada de Força é fundamental, pois é ela quem determina a eficiência da operação com o implemento, contribuindo para a maior produtividade do equipamento hidráulico. Desta forma, a TdF assegura a transformação de energia mecânica em hidráulica, funcionando como um elemento principal do circuito hidráulico.

 

Abaixo, alguns modelos:

Tipos de Tomada de Força:

As tomadas de força são equipamentos que se conectam ao motor de um veículo para fornecer energia a outros dispositivos. Existem diferentes tipos, cada um com um mecanismo de acionamento específico.

Pneumática:

A tomada de força pneumática é acionada por ar do próprio caminhão com a ajuda de uma válvula, que é instalada dentro da cabine.

Acionamento Mecânico: 

O modelo de acionamento mecânico é alimentado por cabo, que é instalado dentro do veículo. É usado em veículos que não têm freios a ar.

À vácuo:

A tomada de força à vácuo foi desenvolvida como alternativa para os veículos sem compressor de ar. Ela conta com um sistema semelhante ao da tomada pneumática, acionado por uma válvula dentro da cabine.

Elétrica:

O modelo elétrico é acionado por um pequeno motor elétrico, com movimentos internamente sincronizados para mover o pistão de acionamento. Estas tomadas de força incorporam um sistema de fácil sincronização, que é ideal para caixas automáticas e veículos que não têm sistema de freio a ar.

Descobrir e escolher o modelo correto é muito importante!

Passo 1.
Verificar a marca e o modelo do câmbio para determinar qual tomada de forma será necessária. Isso pode ser feito examinando a plaqueta que está na lateral ou na parte superior do câmbio.

Passo 2.
Identificar qual implemento será usado para instalar a tomada (guincho, munk, cesto aéreo, roll-on, guindaste, etc.).

Passo 3.
Examinar se a tomada é acoplada, significando que a bomba hidráulica é diretamente conectada à tomada, ou se é do tipo cardan, quando os eixos da tomada e da bomba são conectados por um conjunto de cardans e barras.

Passo 4.
Determinar se o acionamento será feito por cabo, pneumática, vácuo ou elétrico.

Passo 5.
Verificar qual a posição da tomada:

  1. Lateral ==> fixada na lateral do câmbio podendo ser do lado esquerdo (lado motorista) ou direito (lado passageiro) 
  2. Traseira ==>  fixada na traseira do câmbio 
  3. Inferior ==> fixada na parte inferior do câmbio 

Passo 6.
Decidir se será usada uma tomada multiplicada ou simples onde:

  • Multiplicada ==> A engrenagem da tomada é acoplada diretamente no câmbio, o acionamento é feito através de uma engrenagem secundária. 
  • Simples ==> A engrenagem da tomada é acoplada à engrenagem do câmbio e movimenta diretamente o eixo de saída. 

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