TOMADAS DE FORÇA ORIGINAL EATON FULLER RT

SÉRIE: Reforçada
ACIONAMENTO: Pneumático
MONTAGEM: Inferior
TORQUE: Consultar Transmissão
ROTAÇÃO DE SAÍDA A 1000 RPM DO MOTOR: Consultar Transmissão
RELAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO: Consultar Transmissão
TIPO DE ACOPLAMENTO: Eixo cardan 1″ chavetado / Acoplamento SAE B 2 ou 4 furos com eixo 7/8″ 13Z
SENTIDO DE GIRO: Horário
TRANSMISSÕES APLICÁVEIS: RT 6609A | RT 7608LL | RT 8609A | RT 8908LL | RT 11710B | RTLO 12913A | RTLO 14713A | RTLO 14913A | RTLO 14918B | RTLOF 16918B | RTLOF 18913A

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Descrição

Tomadas de Força Eaton Fuller – O que é:

A Tomadas de Força Eaton Fuller, também conhecida pela sigla PTO (Power Take–Off), é um eixo propulsor, utilizado em máquinas agrícolas e em diversos veículos, como caminhões Munck, Vácuo, Pipa, Roll-On Roll-Off, Poli guindastes, guincho, entre outros.

Tomadas de Força Eaton Fuller – Para que serve:

A sua função é transferir parte da potência do motor para a movimentação do implemento. Desta forma, a tomada de força é um item essencial nos caminhões rodoviários, pois determina a eficiência da operação com o equipamento hidráulico, contribuindo para a maior produtividade deste.

A Tomada de Força também atua na transformação de energia mecânica em energia hidráulica, sendo assim o elemento principal do circuito hidráulico.

A Tomada de Força é usada para transferir energia mecânica para o equipamento hidráulico, permitindo que este execute as suas funções. Portanto, esta peça é fundamental para a maioria dos caminhões rodoviários e veículos de carga, pois é ela que garante a eficiência da operação e a maior produtividade do equipamento.

Abaixo, alguns modelos:

Tipos de Tomada de Força:

Pneumática:

Este modelo é acionado por ar do próprio caminhão com a ajuda de uma válvula pneumática, que pode ser de diferentes tipos e deve ser instalada dentro da cabine. 

Acionamento Mecânico: 

Este modelo é acionado por cabo instalado no interior do veículo, usadas em veículos que não possuem freios à ar. 

À vácuo:

Assim como a tomada de força com acionamento a cabo, o modelo a vácuo também foi criada como alternativa para os veículos que não possuem compressor de ar. Tem um sistema parecido com a tomada pneumática, com acionamento através de uma válvula dentro da cabine.

Elétrica:

Neste novo sistema um pequeno motor elétrico encarrega-se da rotação do pistão de acionamento com movimentos internamente sincronizados, acionando a tomada de força. As Tomadas que utilizam este modelo de acionamento incorporam um sistema de fácil sincronização, ótimo para caixas automáticas e veículos que não possuem um sistema de freio a ar.

Como identificar e escolher sua Tomada de Forma?

Identificar e escolher o modelo adequado é muito importante!

Passo 1.
Identificar a marca e modelo do câmbio através da plaqueta que estará na lateral ou na parte superior do câmbio. 
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Passo 2.
Identificar qual será o implemento onde a tomada será instalada (Guincho, Munck, Cesto Aéreo, Roll-on, Poli guindaste, etc.)

Passo 3.
Verificar se a tomada é Acoplada
, onde a bomba hidráulica é fixada diretamente na tomada ou Cardan onde os eixos da tomada e bomba são ligados através de conjunto formado por cardans e barras.   

Passo 4.
Verificar se o acionamento será via cabo
, pneumática, vácuo ou elétrico.

Passo 5.
Posição:

  1. Lateral ==> fixada na lateral do câmbio podendo ser do lado esquerdo (lado motorista) ou direito (lado passageiro) 
  2. Traseira ==>  fixada na traseira do câmbio 
  3. Inferior ==> fixada na parte inferior do câmbio 

Passo 6.
Se utilizará tomada multiplicada ou simples, onde: 

  • Multiplicada ==> A engrenagem da tomada é acoplada diretamente no câmbio, o acionamento é feito através de uma engrenagem secundária. 
  • Simples ==> A engrenagem da tomada é acoplada à engrenagem do câmbio e movimenta diretamente o eixo de saída. 

 

Ainda têm dúvidas sobre as Tomadas de Força Eaton Fuller?

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Marca

Eaton