TOMADA DE FORÇA LINHA HOT SHIFT

LINHA: Hot Shift
ACIONAMENTO: Eletro Pneumático 12 ou 24 volts
MONTAGEM: Lateral direita ou esquerda
TORQUE: 305 NM
ROTAÇÃO DE SAÍDA A 1000 RPM DO MOTOR: Consultar Transmissão
RELAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO: Consultar Transmissão
TIPO DE ACOPLAMENTO: Eixo cardan 1.1/4″ chavetado / Acoplamento SAE B 2 ou 4 furos com eixo 7/8 13Z
SENTIDO DE GIRO: Horário
TRANSMISSÕES APLICÁVEIS: FS 4005/4205A/B | FS 5106/5306/5406A | FS 6306A/B | FS 6406A

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Descrição

Tomada de Força Hot Shift – O que é:

A Tomada de Força Hot Shift, também conhecida pela sigla PTO (Power Take–Off) é um eixo propulsor, utilizado em máquinas agrícolas e em  caminhões Munck, Vácuo, Pipa, RollOn RollOffPoli guindastes, guincho, entre outros.

Tomada de Força Hot Shift – Para que serve:

Sua função é transferir parte da potência do motor para a movimentação do implemento.  

A tomada de força é um item fundamental nos caminhões rodoviários, pois é ela quem  determina a eficiência da operação com o implemento contribuindo para a maior produtividade do equipamento hidráulico.  

Deste modo a função da Tomada de Força é assegurar a transformação de energia mecânica em hidráulica funcionando como um elemento principal do circuito hidráulico. 

Abaixo, alguns modelos:

Tipos de Tomada de Força:

Pneumática:

Este modelo é acionado por ar do próprio caminhão com a ajuda de uma válvula pneumática, que pode ser de diferentes tipos e deve ser instalada dentro da cabine. 

Acionamento Mecânico: 

Este modelo é acionado por cabo instalado no interior do veículo, usadas em veículos que não possuem freios à ar. 

À vácuo:

Assim como a tomada de força com acionamento a cabo, o modelo a vácuo também foi criada como alternativa para os veículos que não possuem compressor de ar. Tem um sistema parecido com a tomada pneumática, com acionamento através de uma válvula dentro da cabine.

Elétrica:

Neste novo sistema um pequeno motor elétrico encarrega-se da rotação do pistão de acionamento com movimentos internamente sincronizados, acionando a tomada de força. As Tomadas que utilizam este modelo de acionamento incorporam um sistema de fácil sincronização, ótimo para caixas automáticas e veículos que não possuem um sistema de freio a ar.

Como identificar e escolher sua Tomada de Forma?

Identificar e escolher o modelo adequado é muito importante!

Passo 1.
Identificar a marca e modelo do câmbio através da plaqueta que estará na lateral ou na parte superior do câmbio. 
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Passo 2.
Identificar qual será o implemento onde a tomada será instalada (Guincho, Munck, Cesto Aéreo, Roll-on, Poli guindaste, etc.)

Passo 3.
Verificar se a tomada é Acoplada
, onde a bomba hidráulica é fixada diretamente na tomada ou Cardan onde os eixos da tomada e bomba são ligados através de conjunto formado por cardans e barras.   

Passo 4.
Verificar se o acionamento será via cabo
, pneumática, vácuo ou elétrico.

Passo 5.
Posição:

  1. Lateral ==> fixada na lateral do câmbio podendo ser do lado esquerdo (lado motorista) ou direito (lado passageiro) 
  2. Traseira ==>  fixada na traseira do câmbio 
  3. Inferior ==> fixada na parte inferior do câmbio 

Passo 6.
Se utilizará tomada multiplicada ou simples, onde: 

  • Multiplicada ==> A engrenagem da tomada é acoplada diretamente no câmbio, o acionamento é feito através de uma engrenagem secundária. 
  • Simples ==> A engrenagem da tomada é acoplada à engrenagem do câmbio e movimenta diretamente o eixo de saída. 

 

Ainda têm dúvidas sobre a Tomada de Força Hot Shift?

Fale com um de nossos Consultores Especialistas!