Tomadas de Força MBB / DAYMLER CRYSLER G330

SÉRIE: Multiplicada

Descrição

Tomadas de Força Crysler – O que é:

A Tomadas de Força Crysler, também conhecida pela sigla PTO (Power Take–Off), é um eixo propulsor, usado em diferentes veículos e máquinas agrícolas, como os caminhões Munck, Vácuo, Pipa, Roll-On Roll-Off, Poli guindastes, guincho, e outros.

Tomadas de Força Crysler – Para que serve:

Sua função é transferir parte da potência do motor para a movimentação do implemento, permitindo que ele desempenhe as suas funções e garantindo a eficiência da operação com o implemento, contribuindo para a maior produtividade do equipamento.

A Tomada de Força é indispensável nos caminhões rodoviários, pois é ela quem transfere energia mecânica para o equipamento hidráulico, tornando-se assim um elemento principal do circuito hidráulico.

A Tomada de Força é usada para mover equipamentos hidráulicos, permitindo que eles desempenhem suas funções de maneira adequada. É importante destacar que a Tomada de Força é imprescindível para a maioria dos caminhões rodoviários e veículos de carga, pois é ela quem garante a eficiência da operação com o implemento, contribuindo para a maior produtividade do equipamento.

 

Abaixo, alguns modelos:

Tipos de Tomada de Força:

Existem vários tipos de Tomadas de Força. Cada modelo é acionado de forma diferente e destina-se para uso em veículos específicos.

Tomada de Força Pneumática: É acionada por ar do próprio caminhão por meio de uma válvula pneumática instalada dentro da cabine.

Tomada de Força Acionamento Mecânico: Nesta versão, é necessário instalar um cabo no interior do veículo. É indicada para uso em veículos que não possuem freios a ar.

Tomada de Força À Vácuo: É uma alternativa para veículos que não possuem compressor de ar. Seu acionamento é realizado por meio de uma válvula instalada na cabine.

Tomada de Força Elétrica: Esta tomada é acionada por meio de um pequeno motor elétrico. Ela é ideal para caixas automáticas e veículos que não possuem um sistema de freio a ar, pois incorpora um sistema de fácil sincronização.

 

Como identificar e escolher sua Tomada de Forma?

Identificar e escolher o modelo adequado é muito importante!

Passo 1.
Identificar a marca e modelo do câmbio através da plaqueta que estará na lateral ou na parte superior do câmbio. 
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Passo 2.
Identificar qual será o implemento onde a tomada será instalada (Guincho, Munck, Cesto Aéreo, Roll-on, Poli guindaste, etc.)

Passo 3.
Verificar se a tomada é Acoplada
, onde a bomba hidráulica é fixada diretamente na tomada ou Cardan onde os eixos da tomada e bomba são ligados através de conjunto formado por cardans e barras.   

Passo 4.
Verificar se o acionamento será via cabo
, pneumática, vácuo ou elétrico.

Passo 5.
Posição:

  1. Lateral ==> fixada na lateral do câmbio podendo ser do lado esquerdo (lado motorista) ou direito (lado passageiro) 
  2. Traseira ==>  fixada na traseira do câmbio 
  3. Inferior ==> fixada na parte inferior do câmbio 

Passo 6.
Se utilizará tomada multiplicada ou simples, onde: 

  • Multiplicada ==> A engrenagem da tomada é acoplada diretamente no câmbio, o acionamento é feito através de uma engrenagem secundária. 
  • Simples ==> A engrenagem da tomada é acoplada à engrenagem do câmbio e movimenta diretamente o eixo de saída. 

 

Ainda têm dúvidas sobre Tomadas de Força Crysler?

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