TOMADA DE FORÇA EATON/CLARK

SÉRIE: Leve
ACIONAMENTO: Pneumático
MONTAGEM: Lateral Direita
TORQUE: 220 NM
ROTAÇÃO DE SAÍDA A 1000 RPM DO MOTOR: Consultar Transmissão
RELAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO: 1:1
TIPO DE ACOPLAMENTO: Cardan 1″ chavetado
SENTIDO DE GIRO: Anti-horário
TRANSMISSÕES APLICÁVEIS: FS 2305 | FS 4005/4205 | FS 5005/5205 | FS 5106/5206/5306/6206 | FS 6005/6105/6205 | FSO 4305/4405 | FS 5406/6306 | FT 0906 | FT 0706C | CL 280/285/282 | CL 551 | CL 450/455 | CL 3905 | CL 2615 A/B/C | CL 2625 A/B/C | CL 2305 A/B/C

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Descrição

Tomada de Força EATON/CLARK – O que é:

A Tomada de Força Eaton/Clark, mais conhecida como PTO (Power TakeOff) é uma ferramenta de transmissão de energia, frequentemente vista em máquinas agrícolas e em caminhões como Munck, Vácuo, Pipa, RollOn RollOff, Poli guindastes, guincho, entre outros. Esta parte permite a transferência de potência para um dispositivo externo.

Tomada de Força EATON/CLARK – Para que serve:

A tomada de força é uma peça importante em caminhões rodoviários, pois é responsável por transferir parte da potência do motor para a movimentação do implemento. Dessa forma, ela contribui para a eficiência da operação com o implemento, aumentando a produtividade do equipamento hidráulico. Função da tomada de força é assegurar a transformação de energia mecânica em hidráulica, sendo um elemento principal do circuito hidráulico. Assim, ela tem um papel fundamental para o bom funcionamento do sistema.

Abaixo, alguns modelos:

Tipos de Tomada de Força:

Existem diversos tipos de Tomada de Força (TdF) para caminhões.

Pneumática:

A TdF Pneumática é acionada por ar do próprio caminhão, com a ajuda de uma válvula pneumática instalada dentro da cabine.

Acionamento Mecânico: 

O Acionamento Mecânico é feito por um cabo instalado no interior do veículo, sendo usado em veículos sem freios à ar.

À vácuo:

A Tomada de Força à Vácuo foi criada como alternativa para os veículos sem compressor de ar, contando com um sistema semelhante à TdF Pneumática, com acionamento por uma válvula dentro da cabine.

Elétrica:

Por fim, a TdF Elétrica tem um pequeno motor elétrico para acionar o pistão de acionamento, e conta com um sistema de fácil sincronização, sendo ótimo para caixas automáticas e veículos sem freio a ar.

 

Como identificar e escolher sua Tomada de Forma?

Identificar e escolher o modelo adequado é muito importante!

Passo 1.
Identificar a marca e modelo do câmbio através da plaqueta que estará na lateral ou na parte superior do câmbio. 
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Passo 2.
Identificar qual será o implemento onde a tomada será instalada (Guincho, Munck, Cesto Aéreo, Roll-on, Poli guindaste, etc.)

Passo 3.
Verificar se a tomada é Acoplada
, onde a bomba hidráulica é fixada diretamente na tomada ou Cardan onde os eixos da tomada e bomba são ligados através de conjunto formado por cardans e barras.   

Passo 4.
Verificar se o acionamento será via cabo
, pneumática, vácuo ou elétrico.

Passo 5.
Posição:

  1. Lateral ==> fixada na lateral do câmbio podendo ser do lado esquerdo (lado motorista) ou direito (lado passageiro) 
  2. Traseira ==>  fixada na traseira do câmbio 
  3. Inferior ==> fixada na parte inferior do câmbio 

Passo 6.
Se utilizará tomada multiplicada ou simples, onde: 

  • Multiplicada ==> A engrenagem da tomada é acoplada diretamente no câmbio, o acionamento é feito através de uma engrenagem secundária. 
  • Simples ==> A engrenagem da tomada é acoplada à engrenagem do câmbio e movimenta diretamente o eixo de saída. 

 

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Marca

Eaton