Tomada de Força Iveco

ACIONAMENTO: Cabo
MONTAGEM: Lateral esquerda
TORQUE: 120 NM
ROTAÇÃO DE SAÍDA A 1000 RPM DO MOTOR: 350 RPM
RELAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO: 1:1
TIPO DE ACOPLAMENTO: Acoplamento SAE A ou SAE B com eixo 7/8″ 13Z ou 1″ chavetado / Cardan 1″ chavetado
SENTIDO DE GIRO: Horário
TRANSMISSÕES APLICÁVEIS: 2826.5

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Descrição

Tomada de Força Iveco – O que é:

A Tomada de Força Iveco é um eixo propulsor comumente usado em máquinas agrícolas, caminhões Munck, Vácuo, Pipa, Roll-On Roll-Off, Poli guindastes, guincho, entre outros. É também conhecida como PTO (Power Take–Off).

Tomada de Força Iveco – Para que serve:

A Tomada de Força tem como objetivo transferir parte da potência do motor para a movimentação do equipamento hidráulico. Sendo assim, ela é essencial nos caminhões rodoviários pois é responsável por garantir a eficiência da operação com o implemento, contribuindo para a maior produtividade do equipamento.

A Tomada de Força funciona como um elemento principal no circuito hidráulico, transformando energia mecânica em energia hidráulica. Dessa forma, ela é usada para alimentar os equipamentos hidráulicos e possibilitar que executem suas funções.

 

Abaixo, alguns modelos:

Tipos de Tomada de Força:

Pneumática:

Este tipo de tomada de força é acionado por meio do ar presente no caminhão, contando com a ajuda de uma válvula pneumática instalada dentro da cabine. Esta válvula pode ser de vários tipos.

Acionamento Mecânico:

Este modelo é acionado por um cabo que é instalado no interior do veículo. Esta solução foi criada para aqueles veículos que não possuem sistema de freio a ar.

À vácuo:

Outra alternativa para os veículos que não possuem compressor de ar é a tomada de força à vácuo. Funciona de forma semelhante à tomada pneumática, acionando-se por meio de uma válvula dentro da cabine.

Elétrica:

Este sistema de tomada de força é acionado por um motor elétrico, responsável por fazer a rotação do pistão de acionamento. Estas tomadas possuem um sistema de fácil sincronização, ideal para caixas automáticas e veículos que não têm sistema de freio a ar.

 

Como identificar e escolher sua Tomada de Forma?

Identificar e escolher o modelo adequado é muito importante!

Passo 1.
Identificar a marca e modelo do câmbio através da plaqueta que estará na lateral ou na parte superior do câmbio. 
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Passo 2.
Identificar qual será o implemento onde a tomada será instalada (Guincho, Munck, Cesto Aéreo, Roll-on, Poli guindaste, etc.)

Passo 3.
Verificar se a tomada é Acoplada
, onde a bomba hidráulica é fixada diretamente na tomada ou Cardan onde os eixos da tomada e bomba são ligados através de conjunto formado por cardans e barras.   

Passo 4.
Verificar se o acionamento será via cabo
, pneumática, vácuo ou elétrico.

Passo 5.
Posição:

  1. Lateral ==> fixada na lateral do câmbio podendo ser do lado esquerdo (lado motorista) ou direito (lado passageiro) 
  2. Traseira ==>  fixada na traseira do câmbio 
  3. Inferior ==> fixada na parte inferior do câmbio 

Passo 6.
Se utilizará tomada multiplicada ou simples, onde: 

  • Multiplicada ==> A engrenagem da tomada é acoplada diretamente no câmbio, o acionamento é feito através de uma engrenagem secundária. 
  • Simples ==> A engrenagem da tomada é acoplada à engrenagem do câmbio e movimenta diretamente o eixo de saída. 

 

Ainda têm dúvidas sobre Tomada de Força Iveco?

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Marca

Iveco