Tomada de Força MBB / DAYMLER CRYSLER G60 / G85

SÉRIE: Multiplicada
ACIONAMENTO: Pneumático
MONTAGEM: Traseira
TORQUE: 350 NM
ROTAÇÃO DE SAÍDA A 1000 RPM DO MOTOR: Consultar Transmissão
RELAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO: 1:1,13 / 1:1,53
TIPO DE ACOPLAMENTO: Acoplamento SAE A ou B com eixo 7/8″ 13Z ou 1″ chavetado / Cardan 1″ chavetado / Flange ZF 4 furos / Cônico
SENTIDO DE GIRO: Anti-horário
TRANSMISSÕES APLICÁVEIS: G60 / G85

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Descrição

Tomada de Força Crysler – O que é:

A Tomada de Força Crysler, também conhecida como PTO (Power Take–Off), é um dispositivo mecânico usado para transferir energia mecânica para equipamentos agrícolas e caminhões Munck, Vácuo, Pipa, Roll-On Roll-Off, Poli guindastes, guincho, entre outros.

Tomada de Força Crysler – Para que serve:

A Tomada de Força tem a função de transferir parte da potência do motor para o equipamento hidráulico, permitindo que este execute suas funções. Ela é usada em caminhões rodoviários, pois é ela que determina a eficiência da operação com o implemento contribuindo para a maior produtividade do equipamento.

Assim, a Tomada de Força é essencial para transformar energia mecânica em hidráulica, funcionando como o elemento principal do circuito hidráulico.

Com a Tomada de Força, é possível assegurar a transferência de energia mecânica para o equipamento hidráulico, contribuindo para maior produtividade e eficiência.

 

Abaixo, alguns modelos:

Tipos de Tomada de Força:

Pneumática:

Este modelo é acionado por ar comprimido proveniente do próprio caminhão. A válvula pneumática, que pode ser de diferentes tipos, é instalada dentro da cabine.

Acionamento Mecânico:

Nesse modelo, o acionamento é feito por meio de cabo instalado no interior do veículo, muito usado nos veículos que não possuem freios a ar.

À vácuo:

Esse tipo de tomada de força foi criado como alternativa para os veículos que não possuem compressor de ar. O sistema é semelhante ao da tomada pneumática, com acionamento através de uma válvula dentro da cabine.

Elétrica:

Nesse sistema, o acionamento é feito por meio de um pequeno motor elétrico que age com movimentos internamente sincronizados, acionando a tomada de força. Estas Tomadas incorporam um sistema de fácil sincronização, sendo excelente para caixas automáticas e veículos que não possuem sistema de freio a ar.

 

Como identificar e escolher sua Tomada de Forma?

Identificar e escolher o modelo adequado é muito importante!

Passo 1.
Identificar a marca e modelo do câmbio através da plaqueta que estará na lateral ou na parte superior do câmbio. 
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Passo 2.
Identificar qual será o implemento onde a tomada será instalada (Guincho, Munck, Cesto Aéreo, Roll-on, Poli guindaste, etc.)

Passo 3.
Verificar se a tomada é Acoplada
, onde a bomba hidráulica é fixada diretamente na tomada ou Cardan onde os eixos da tomada e bomba são ligados através de conjunto formado por cardans e barras.   

Passo 4.
Verificar se o acionamento será via cabo
, pneumática, vácuo ou elétrico.

Passo 5.
Posição:

  1. Lateral ==> fixada na lateral do câmbio podendo ser do lado esquerdo (lado motorista) ou direito (lado passageiro) 
  2. Traseira ==>  fixada na traseira do câmbio 
  3. Inferior ==> fixada na parte inferior do câmbio 

Passo 6.
Se utilizará tomada multiplicada ou simples, onde: 

  • Multiplicada ==> A engrenagem da tomada é acoplada diretamente no câmbio, o acionamento é feito através de uma engrenagem secundária. 
  • Simples ==> A engrenagem da tomada é acoplada à engrenagem do câmbio e movimenta diretamente o eixo de saída. 

 

Ainda têm dúvidas sobre a Tomada de Força Crysler?

Fale com um de nossos Consultores Especialistas!

Marca

Mercedes