Tomadas de Força MBB / DAYMLER CRYSLER G33

ACIONAMENTO: Pneumático ou Cabo
MONTAGEM: Lateral direita
TORQUE: 350 NM
ROTAÇÃO DE SAÍDA A 1000 RPM DO MOTOR: 1009 RPM
RELAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO: 1:1,10 / 1:1,35 / 1:1,66
TIPO DE ACOPLAMENTO: Acoplamento SAE A ou B com eixo 7/8″ 13Z / Cardan 1″ / Cônico
SENTIDO DE GIRO: Horário
TRANSMISSÕES APLICÁVEIS: G33

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Descrição

Tomadas de Força Daymler – O que é:

As Tomadas de Força Daymler, também conhecida pela sigla PTO (Power Take–Off), é um eixo propulsor, usado em máquinas agrícolas e em caminhões Munck, Vácuo, Pipa, Roll-On Roll-Off, Poli guindastes, guincho, entre outros. Esta peça tem a função de transferir parte da potência do motor para a movimentação do implemento.

Tomadas de Força Daymler – Para que serve:

A Tomada de Força é um item fundamental nos caminhões rodoviários, pois é ela quem determina a eficiência da operação com o implemento, contribuindo para a maior produtividade do equipamento hidráulico. Isso é possível porque ela é responsável por transformar energia mecânica em hidráulica, servindo como elemento principal do circuito hidráulico. Assim, garante que o equipamento hidráulico execute corretamente suas funções.

A Tomada de Força é usada na maioria dos caminhões rodoviários e veículos de carga, pois é ela quem assegura a eficiência da operação com o implemento, contribuindo para a maior produtividade do equipamento.

 

Abaixo, alguns modelos:

Tipos de Tomada de Força:

Existem diversos modelos de tomada de força para veículos, cada um deles com suas características peculiares.

O primeiro modelo é acionado por ar do próprio caminhão, utilizando uma válvula pneumática instalada dentro da cabine.

O segundo tipo de tomada de força é acionado por cabo que também é instalado no interior do veículo, sendo usado em veículos que não possuem freios à ar.

A terceira opção é o acionamento a vácuo, que foi criada para ser usada como alternativa para veículos que não possuem compressor de ar. Ele também tem um sistema de válvula dentro da cabine.

Por fim, existe a tomada de força elétrica. Nesta opção, um motor elétrico é responsável pela rotação do pistão de acionamento, e é possível acionar a tomada com facilidade, tornando-a uma ótima opção para veículos com caixas automáticas ou que não possuem freio a ar.

 

Como identificar e escolher sua Tomada de Forma?

Identificar e escolher o modelo adequado é muito importante!

Passo 1.
Identificar a marca e modelo do câmbio através da plaqueta que estará na lateral ou na parte superior do câmbio. 
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Passo 2.
Identificar qual será o implemento onde a tomada será instalada (Guincho, Munck, Cesto Aéreo, Roll-on, Poli guindaste, etc.)

Passo 3.
Verificar se a tomada é Acoplada
, onde a bomba hidráulica é fixada diretamente na tomada ou Cardan onde os eixos da tomada e bomba são ligados através de conjunto formado por cardans e barras.   

Passo 4.
Verificar se o acionamento será via cabo
, pneumática, vácuo ou elétrico.

Passo 5.
Posição:

  1. Lateral ==> fixada na lateral do câmbio podendo ser do lado esquerdo (lado motorista) ou direito (lado passageiro) 
  2. Traseira ==>  fixada na traseira do câmbio 
  3. Inferior ==> fixada na parte inferior do câmbio 

Passo 6.
Se utilizará tomada multiplicada ou simples, onde: 

  • Multiplicada ==> A engrenagem da tomada é acoplada diretamente no câmbio, o acionamento é feito através de uma engrenagem secundária. 
  • Simples ==> A engrenagem da tomada é acoplada à engrenagem do câmbio e movimenta diretamente o eixo de saída. 

 

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